Fontes

A ideia de Fundação é de ser um jogo episódico. Ou seja, cada sessão (ou 2, no máximo) será um caso diferente a ser resolvido pela equipe da Fundação Vennick.

Em relação a filmes e seriados, Fringe pode ser considerada a principal fonte de inspiração para o estilo do jogo. O estilo da parte final da Temporada de Agents of Shield e True Detective também, principalmente no tom das histórias e de alguns dos inimigos. E o velho e bom Esquadrão Classe A.

Em quadrinhos, tem Planetary, sobre super-arqueológos.

Em livro, Neil Gaiman e Tim Powers são as fontes.

Em RPG, Unknown Armies, Kult, Day After Ragnarok, The Strange e Trail of Cthulhu.

E em cinema, claro, o estilo aventureiro de Indiana Jones e do novo Sherlock Holmes.

Nos nossos antigos jogos de RPG, a principal inspiração para Fundação é, obviamente, Profano/Noir. Sempre gostei da ambientação. NYPD Contra o Crime foi uma tentativa-teste, mas a ideia do RPG The Strange casou bem com a ideia da Fundação Vennick. E é um estilo que acho vocês irão curtir mais.

Vertigo também é uma das fontes, mas eu nunca joguei e não conheço as histórias. É mais uma fonte no sentido de estilo investigativo.


O escopo de Fundação não é épico. Está mais para as primeiras temporadas de Fringe / Arquivo X.

Os protagonistas não serão superpoderosos. E eles não irão decidir o destino do mundo. São as histórias de uma das equipes da Fundação.

Aliás, a ideia é que serão contadas outras histórias de outros personagens em outras épocas (tenho duas tramas pensadas – uma em 1944 e outra em 1969). Tive até mesmo uma ou duas ideias para tramas no passado anterior a Fundação Vennick.


O estilo do jogo vai ser investigativo com ação. Um típico seriado policial de science-fiction.

Vou tentar usar um modo de narrativa baseado nos personagens. Em que, além dos casos a serem resolvidos, as tramas pessoais dos pcs também serão relevantes.

O sistema é ideal para isso. São poucas regras e ele é rápido. E privilegia a intromissão do mestre para guiar uma trama (GM´s Intrusions), mas dá bastante liberdade aos pcs.

Mas,só lembrando, seguindo a ideia de ToC, aqui Cthulhu não tem ficha, porque ninguém mata Cthulhu!

Fontes

Fundação V: Strange Worlds HouseWayne HouseWayne